SOBRE ALÍRIO NETO

Alírio Neto é Policial Civil desde 1982, chegou a delegado e foi administrador da cidade do Guará de 1995 a 1997. É casado, pai de 3 filhos, advogado e foi eleito deputado distrital por três mandatos, foi convidado a assumir a Secretária de Justiça do DF nos períodos de 2008 a 2010 e 2011 a 2014, em dois governos distintos. À frente da SEJUS, presidiu do Comitê de Combate ao Uso de Drogas do DF, além de ser gestor do Procon-DF e do Na Hora. Presidiu o Partido Ecológico Nacional no DF, em 2014.
Nascido na cidade de Piripiri, no Piauí, veio para Brasília aos 5 anos de idade. Morou na cidade de Taguatinga quando adolescente e estudou em escolas públicas do DF. Filho de um operário e uma costureira, Alírio cresceu em Brasília e, em 1973, passou a morar na cidade satélite do Guará.

Já atuando como agente de polícia civil, participou da fundação do SINPOL-DF, Sindicato dos Policiais Civis do DF, tornando-se delegado da Polícia Civil posteriormente. No período em que administrou o Guará, foi premiado com destaque nacional pela Fundação Getúlio Vargas com a implantação do Projeto Liberdade, que insere na sociedade presos em regime semiaberto, por meio de trabalhos comunitários, sendo hoje um modelo nacional.

Formado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UNIDF, pós graduou-se pela UnB e também pela Escola de Governo do DF em Vitimologia, Gestão da Segurança Pública e Direito, tendo também atuado como professor, em cursos preparatórias para concursos públicos.

Eleito para o segundo mandato em 2006, foi Presidente da Câmara Legislativa. Na ocasião, assumiu interinamente o Governo do DF por duas vezes. Em 2010, foi eleito novamente deputado distrital, com uma das maiores votações do DF.

Como Secretário de Justiça, Alírio tem vários projetos de sua autoria direcionados a população do DF e entorno, entre eles: o Viva a Vida Sem Drogas, que previne, conscientiza e combate o uso de drogas, por intermédio de palestras, peça de teatro e distribui material informativo, atingindo quase 300 mil pessoas; o Pró-Vítima, que defende os direitos humanos de pessoas vítimas de violência e seus familiares; o Brasília sem Pedofilia, que conscientiza e combate o abuso e exploração de criança e adolescentes; o projeto Alma Gêmea, que realiza casamentos de pessoas carentes; o Viver sem Limites, que promove a inclusão social das pessoas com deficiência física; o Brasília Para Todos, que leva pessoas da terceira idade, deficientes físicos e crianças para conhecer pontos turísticos de Brasília; o Jovem Cidadão, que insere no mercado de trabalho jovens dispensados do serviço militar; entre outros projetos importantes.

Na presidência do Comitê de Combate ao Uso de Drogas do DF, Alírio firmou convênios com comunidades terapêuticas para receber e colher dependentes químicos em todo o DF, também trabalhou para ampliar a capacidade de atendimento dos CAPS/AD (Centro de Atendimento Psicossocial/Álcool e Drogas). Alírio é especialista em prevenção ao uso indevido de drogas e há 15 anos ministra palestras com essa temática para jovens, adolescentes e adultos em escolas públicas, particulares, empresas e entidades de classe. Esse trabalho já ultrapassa 300 mil pessoas. Também encena um monólogo teatral “Pais e Filhos”, que conta a história de um pai que luta para livrar o filho do vício das drogas.

Atualmente atua como presidente do Partido Trabalhista Brasileiro do Distrito Federal, PTB – DF. Como deputado suas prioridades estão nas áreas de combate ao uso de drogas, proteção as famílias, proteção as vítimas de violência, defesa dos direitos do cidadão, infraestrutura, esporte e qualidade de vida dos moradores do DF.